Domingo, 16 de Janeiro de 2022 15:25
(13) 99184-3207
EDUCAÇÃO Volunteachers

Conheça o grupo de voluntários que oferecem aulas de idiomas aos que buscam por oportunidade de aprendizado e capacitação

De São José dos Campos para o mundo, o projeto "Divine Direction Languages - DDL", criado em 2017 pelo Estudante Luís Felipe Sousa, 20, vem se destacando pela metodologia de ensino e conquistando crianças e adultos pelo Brasil e o mundo

10/01/2022 13h01 Atualizada há 6 dias
Por: Gabriel Resende
Divulgação/ Luís Felipe Sousa - DDL
Divulgação/ Luís Felipe Sousa - DDL

As transformações causadas pela pandemia ainda podem ser percebidas em toda a sociedade. Pessoas e organizações se mobilizam em ações de solidariedade neste momento de desafios. Segundo dados do Censo CBVE, em 2020 o voluntariado empresarial teve alta de 40%. 

Mas, bem antes da pandemia, o jovem Luís Felipe Moreira de Sousa, 20, já pensava em como contribuir com a sociedade através do ensino gratuito e de longo alcance. E foi assim, que em 2017, iniciou na Igreja da Cidade, localizada em São José dos Campos, interior de São Paulo, o Ministério de Idiomas, com o intuito de transmitir ao próximo aquilo que se tem de mais precioso: o conhecimento. Na DDL, os professores são chamados de Volunteachers, uma forma carinhosa escolhida pelos alunos de chamarem os professores voluntários do projeto.

O projeto voluntário de ensino de idomas, pioneiro no país, teve grande aceitação do público local, o que ajudou na expansão do projeto, agora denominado de Divine Direction Languages, um Centro de Idiomas internacional, online e cristão. Ao todo, a DDL tem em sua grade de ensino 8 idiomas e 1 curso profissionalizante.

O funcionamento desta instituição é totalmente on-line, com interações ao vivo pelo Google Meet, Google Classroom como plataforma de apoio, em grupos de whatsapp e a Agenda Layers, recente parceira da DDL.

CURSOS

Na DDL, existem três modalidades de cursos: Básicos, Avançados (conversação) e Profissionalizante.

BÁSICOS - Com duração de 1 ano, sendo dividido em 2 semestres (A1 e A2). O objetivo destes níveis é fazer com que os/as estudantes se ambientarem com o idioma selecionado, saiam habituados a escutar outros habitantes (nativos/as ou não) falando à língua. A DDL não garante aprendizado, visto que leva tempo e muita dedicação do/da aluno(a) para aprender um novo idioma e nem se compromete em levar à fluência. Os cursos ofertados em nível básico são: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês (adultos e adolescentes), Italiano, Japonês, Libras e Mandarim.

AVANÇADOS (Conversação) - Com duração de 6 meses (1 semestre). O objetivo deste curso é prioritariamente a interação ao vivo e totalmente na língua-alvo. Para ingressar neste curso deve-se estar atento de que têm que saber e estar disposto a conversar em determinado idioma. Os cursos com oferta avançada para conversação são: Espanhol e Inglês.

PROFISSIONALIZANTE - Com duração de 6 meses (1 semestre). O objetivo deste curso é trabalhar as linguagens tecnológicas. O curso ofertado tem a seguinte titulação: Marketing Digital.

METODOLOGIA DE ENSINO

Os cursos serão ministrados a partir de aulas dialógicas e expositivas. A DDL não tem como prioridade, o pensamento de que os/as professores(as) são detentores de todo o conhecimento, mas sim, que o conhecimento é construído dentro do ambiente de sala de aulas virtuais. Utilizando como metodologia de ensino, a interação. Os volunteachers planejam as aulas com muito carinho e dedicação, os materiais utilizados em aula são construídos propriamente por eles/elas, com base em outros documentos e com todo conhecimento que adquiriram ao longo de suas formações (sejam elas em cursos livres, técnicos ou graduação).

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Na DDL, o foco não é avaliar negativamente nenhum estudante, tendo em vista que a prioridade deste centro de idiomas é o ensino e o aprendizado. Os instrumentos avaliativos são baseados nas 4 compreensões no ensino de uma língua estrangeira, são elas: Oralidade, audição, escrita e leitura. Sendo assim, os professores avaliam geralmente com atividades de verificação (conhecidas popularmente como provas), seminários, escrita de textos curtos, escuta de áudios, músicas e produção da compreensão de tal instrumento. São avaliadas também as atividades realizadas durante os bimestres e semestres letivos. A presença e a assiduidade não são avaliadas de maneira formativa (com notas), entretanto, é importante manter-se presente nas aulas para que possam receber de forma concreta o conteúdo e ter a porcentagem mínima para recepção da certificação.

CERTIFICAÇÃO

Os cursos ofertados pelo Centro de Idiomas Divine Direction Languages são da categoria curso-livre. De acordo com o Art. 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a formação inicial e continuada ou qualificação profissional podem ser oferecidos como cursos de livre oferta, abertos à comunidade, com suas matrículas condicionadas à capacidade de aproveitamento da formação, e não necessariamente ao nível de escolaridade. Dessa maneira, os cursos ofertados pelo DDL estão de acordo com a Lei, tendo em vista que se trata de uma instituição com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), devidamente regulamentada pelos órgãos fiscalizadores.

Em conclusão, o Centro de Idiomas pode emitir certificado e assim se faz. Ao finalizar o curso com aprovação mínima (5,0 pontos em cada bimestre) e com a frequência de 75%, o certificado referente ao quantitativo de horas do curso é emitido e enviado ao e-mail informado no ato da matrícula. O DDL não se responsabiliza por certificados dispersos ou se caso o/a estudante o perdeu, já tendo sido enviado uma vez.

CUSTOS

Por se tratar de um projeto de social de inclusão de pessoas que não possuem renda suficiente para custear os cursos de idiomas tradicionais (famosos pelas mensalidades de alto custo e não muito inclusivos), a DDL se destaca por cobrar apenas um valor simbólico mensal, de R$ 30,00 e taxa de inscrição de R$ 50,00. Os valores arrecadados pela DDL, ajudam na manutenção do projeto e expansão, para alcançar cada vez mais novas pessoas que buscam por oportunidade de aprendizado e capacitação profissional.

VOLUNTEACHERS

"Fazer parte da DDL é incrível, pois, é um lugar onde eu posso cumprir o meu propósito. Ensinando através de uma abordagem educacional de princípios, valores e excelência para transformar vidas e a educação!", destaca o Volunteacher de Inglês e Libras, Lucas Gonçalves, de 33 anos.

"Poder compartilhar de uma oportunidade que Deus me deu, ou seja, o conhecimento de outro idioma com propriedade, é realmente demais de gratificante! Além da alegria imensa em falar italiano nas aulas que me remete aos anos que vivi na Itália, sinto uma Gratidão imensa em poder proporcionar um “plus” na vida de outras pessoas. Fazer parte da família DDL pra mim é ser usada por Deus para abençoar outras pessoas, tanto no ensino do idioma quanto com uma palavra que impulsiona e motiva essas pessoas! MI PIACE TANTISSIMO!", destaca a Empresária poliglota e Volunteacher de Italiano, Amanda Renda Wuo de Castro, de 36 anos.

"Para mim fazer parte da DDL é estar em continua aprendizagem! Ao dar aulas na DDL aprendi mais com os meus alunos do que eles comigo! A troca de afeto e dedicação é o que proporciona aprender um idioma e crescer como ser humano. Aprender é crescer, e crescer em um ambiente como a DDL é incrível. Sou grata a Deus por fazer parte dessa equipe e levar tudo o que sei sobre as culturas!", conclui a Volunteacher de Alemão e Francês, Ingrid Vitória, de 22 anos.

CURRÍCULO

Luís Felipe Moreira de Sousa, de 20 anos, é Fundador e Diretor-Geral do projeto. Está cursando Letras Português/Espanhol na Universidade Paulista (UNIP), tem certificação pelo Instituto Van Veen no Uruguai onde fez uma imersão de intercâmbio e no Instituto Nacional de Ensino a distância (Gestão Escolar) e é formado no Espanhol pelo Centro de Estudos de Línguas - Estevam Ferri (CEL), onde realizou o curso por 3 (três) anos. Foi professor de Espanhol no Colégio Inspire e é certificado no curso de liderança que prevalece da Igreja da Cidade em São José dos Campos. Formou 4 (quatro) turmas de Espanhol na DDL.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE APRENDER UM NOVO IDIOMA?

Todo ser humano possui a capacidade inata para aquisição da linguagem. Estimulados pelos processos de socialização a princípio no ambiente familiar e posteriormente ao longo da escolarização e da vida em sociedade, onde o indivíduo desenvolve e é formado em sua língua materna.

No mundo atual, entretanto, a capacidade de se comunicar em uma segunda, terceira ou mais línguas, que não a língua materna, torna-se primordial para uma atuação significativa na sociedade. 

A importância da aprendizagem de uma segunda língua representa não apenas a possibilidade de obter fluência em outro idioma, mas favorece em ampla escala a aquisição de vivências interculturais.

COMO SE INSCREVER?

Para se matricular nós cursos da Divine Direction Languages, basta acessar o site Divine Direction Languages ou entre em contato pelas redes sociais, em @ddl_oficialbr.

Para mais Informativo, entre em contato através dos e-mails:

[email protected] e [email protected] 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Praia Grande - SP
Atualizado às 15h12 - Fonte: Climatempo
29°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 32°

33° Sensação
13.5 km/h Vento
69.2% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.